sábado, 26 de novembro de 2011

Esperança e força em forma de música

 


De corredores escuros e tristes para corredores cheios de música e esperança, este é o objetivo do programa "Música no Hospital" que iniciou dia 9, quarta-feira na Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque em parceria com a Fundação Cultural. As primeiras apresentações começaram as 16h00min, com os artistas João Luiz Oliveira, Didi Maçaneiro e Mimi Reis.

"Conversamos previamente com os pacientes, os que demonstraram interesse na música terão a porta do quarto aberta para interagirem e apreciarem as canções dos artistas", explicou a coordenadora do programa e funcionária do hospital, Adriana Dalago.

A aceitação foi surpreendente, acompanhantes de quarto foram às portas para ouvir as apresentações. Foi isso que fez Simone Knihs, 38 anos, que estava no hospital acompanhando as primeiras amamentações de sua Neta Valentina. "Eu acho bem legal esse tipo de atividade para levar alegria às pessoas. Eu estou aqui pelo nascimento da minha neta, mas a maioria dos pacientes lutam contra alguma doença e a música os ajuda neste momento"  disse Simone, sobre as apresentações assistidas. 

A música além de distrair, atua em uma área do cérebro responsável pela parte emocional, ela toca as pessoas além, de ajudar na recuperação dos pacientes.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural Didi Maçaneiro, a atividade "Música no Hospital" é um projeto piloto na cidade e a musicoterapia tem feito grandes avanços nas últimas décadas. Sua expectativa é de que o projeto funcione e beneficie não somente pacientes, como torne também o hospital um local sem muita tristeza e que da música surja uma motivação. "Então, é importante cantar e deixar a música tocar nossas feridas e acalentar as enfermidades", finalizou Didi.

O Projeto Música no Hospital inicialmente terá duração de seis meses, o próximo encontro musical será dia 21 de dezembro.


Olga Luisa dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário